Quem ainda se ilude achando que tem o domínio da organização pessoal apenas utilizando a memória está anos-luz atrasado. Precisamos entender que memória é para guardar apenas boas recordações, enquanto para todas as outras coisas existem inúmeras soluções das mais básicas às mais sofisticadas.

Vamos ver algumas e, de acordo com sua personalidade, a especialista Ivana Portella vai adequá-las ao seu dia a dia. Ivana é personal organizer, formada em psicologia, e ajuda as pessoas a organizarem a vida. Já trabalhou com os atores Marcos Veras, Julia Rabello, Daniel Dantas e o jogador de futebol Wagner (ex-Fluminense).

aplicativos-organizar-vida
A CLÁSSICA AGENDA DE PAPEL

Para os mais tradicionais, as agendas de papel funcionam muito bem, lembrando-se dos compromissos anotados nas datas e horários. Mas muito cuidado: “Se é para desocupar a memória, anote a informação completa, e não apenas ‘Médico às 14h’, alerta Ivana.

Imagine a situação: você abre a agenda e está lá essa informação. E daí? Que médico? Onde? Tudo bem, digamos que você tenha escrito “Dr. Flávio às 14h”. Tem certeza de que depois de três meses você vai lembrar o endereço do Dr. Flavio? Já que é para poupar tempo escreva tudo: o nome do médico, no que é especialista, o horário, o endereço e o telefone. Isso vai te ocupar mais dois minutos no máximo e evitar uma série de possíveis aborrecimentos, ansiedades e estresse. Ah! Outra coisa importante: lembre-se de levar sempre a agenda com você.

APLICATIVOS GRATUITOS

Pois é, em tempos de tecnologia abundante, sair sem o smartphone é sair praticamente nu. Que tal então utilizar um aplicativo que, além de deixar registrado, pode lhe avisar com antecedência sobre seu compromisso? São muitos, mas vamos listar alguns:

Google Agenda

Nesse aplicativo do Google, além de marcar seus compromissos, você ainda pode fazer convites com as pessoas que foram chamadas. Elas também recebem por e-mail e confirmam. Assim todos são lembrados, evitando atrasos e esquecimentos.

Evernote

Esse aplicativo elimina aqueles post-its e bilhetinhos para si mesmo. O Evernote serve como um grande “bloco de notas” e é acessível de diversos dispositivos. O programa também pode ser usado como depositório de textos, fotos, áudios e conteúdos da internet que você quer guardar para depois.

Remember the Milk

O nome é sugestivo. A função desse assistente é simples: organizar a sua lista de tarefas. Entre as suas vantagens sobre o velho bloquinho de papel, estão as funções de enviar lembretes por email ou SMS, compartilhar tarefas com outros usuários e sincronizar informações entre vários dispositivos.

Sunrise

O Sunrise é a soma aperfeiçoada de diversos calendários online. O aplicativo conecta as informações das agendas que você tem no Google e no Facebook, por exemplo – uma ajuda bem-vinda para quem se confunde com reuniões e eventos marcados em plataformas diferentes.

“Essas são algumas sugestões simples e gratuitas, mas nenhuma delas será eficiente se você não entender a importância de ter o controle do seu tempo. Administrar o tempo faz parte da organização pessoal e vai interferir diretamente na sua produtividade”, reforça a especialista.