walter-white-584
Li esse post na EXAME.com e achei ótimo já pelo título! Depois, li e me identifiquei com algumas das situações. São frases simples que nos acostumamos a ouvir e dizer sempre, que parecem inofensivas, mas podem fazer toda diferença no seu modo de pensar e agir a longo prazo quanto à ideia de ficar rico.

Criamos o habito de nos conformar com as situações das coisas e isso tira a nossa força de vontade de mudar. Como não dá pra confiar nem na Mega Sena mais, o jeito é tentar ficar rico com o próprio esforço mesmo. Então, aqui vai um resumo do post, baseado num artigo de Steven Siebold, autor do livro “How Rich People Think” (Como os ricos pensam, em tradução livre), para o site Business Insider.

“Ou sou rico, ou sou feliz”
Pensamento recorrente é o de que não é possível acumular dinheiro e ser feliz ao mesmo tempo, já que, para criar riqueza, seria necessário cortar gastos com lazer, por exemplo. Mas não é preciso, necessariamente, passar por grandes privações financeiras para construir um patrimônio sólido.  o mais importante é sempre ponderar como cada gasto pode impactar seus objetivos financeiros.

“Não consigo comprar isso”
Dizer para si mesmo que uma determinada aquisição ou investimento está fora do alcance é um pensamento realista, mas que pode causar acomodação. Em vez de dizer essa frase, no livro  “Pai rico, pai pobre” Kiyosaki sugere que ela seja adaptada para: “Como posso adquirir isso?”.

“Farei isso amanhã”
A procrastinação pode ser extremamente nociva quando o assunto é dinheiro. Não há um momento certo para começar a poupar e investir, principalmente se o objetivo é ter uma aposentadoria tranquila. Quanto mais cedo for iniciada uma aplicação financeira, maior será a sua rentabilidade, ainda que o volume de recursos seja, inicialmente, limitado.

“Nunca serei rico”
O pensamento de que ser rico é algo que está fora do controle e depende de sorte é uma maneira inconsciente de evitar o desafio de acumular dinheiro. Para ter sucesso nas finanças, é necessário se comprometer com o objetivo.

“Eu odeio meu emprego”
Agarrar-se a um emprego que não traz prazer e viver pensando na aposentadoria certamente não deixará ninguém mais rico. As chances de obter a motivação necessária para acumular dinheiro, nesse caso, são reduzidas. Em vez de gastar energias maldizendo o emprego, é preferível canalizá-las para buscar um emprego que traga mais incentivos.