Em quase todos os finais de semana do ano tem rodada de futebol, seja pelo campeonato estadual, ou pelo Brasileirão. O que significa que segunda feira é dia de ir trabalhar um pouco menos desanimado com a vitória do seu time, ou pior, totalmente desmotivado com a derrota dele, afetando seu rendimento no trabalho.

Um estudo realizado na Grécia revelou que o desempenho do seu time afeta diretamente a sua produtividade. Ou seja, a segunda feira normalmente já um dia de tristeza, mas para algumas pessoas, a coisa é muito pior.

O estudo

Os pesquisadores analisaram 41 participantes, oriundos de regiões diferentes do país, e torcedores de diversos times. Cada participante recebeu um diário que  deveria ser preenchido toda segunda-feira, e o requisito principal foi que os participantes deveriam acompanhar os jogos do seu time no fim de semana, seja no estádio ou pela televisão.

No diário, os participantes começaram pela avaliação do time no dia anterior, assinalando o quanto concordavam com a frase “estou satisfeito com o resultado do meu time”. Depois, tinham que definir suas sensações pela manhã, selecionando palavras como entusiasmado, alerta, inspirado ou então chateado, irritável e nervoso.

Na parte da tarde, os participantes usavam o diário pra descrever como foi a sua performance durante a segunda-feira, baseado no empenho e na sensação de realização.

O resultado

Quando o time tinha jogado mal no dia anterior, os participantes sentiam desde fraqueza até falta de foco no trabalho e voltavam para casa com a sensação de que não conseguiram cumprir as tarefas do dia. O curioso, é que não era só uma questão de ganhar ou perder. Quando o time ganhava, mas o torcedor avaliava mal o jogo – o que os pesquisadores chamaram de vitória insatisfatória – o futebol continuava a potencializar o desânimo da segunda-feira.

Outro dado importante é que o campeonato só servia para acabar com o dia mesmo. Porque quando o time ia bem, os funcionários não se sentiam mais inspirados ou entusiasmados – provavelmente porque, segundo estudos anteriores, as emoções positivas duram menos tempo que as negativas. A alegria do gol terminava assim que a torcida voltava para casa e não dava conta de estimular o torcedor 24 horas depois.

A conclusão dos pesquisadores, que são especialistas em psicologia organizacional, é que os gestores que têm funcionários muito fãs de futebol deveriam levar em consideração essa variação de humor e tentar propor tarefas na segunda-feira que ajudem a distrair o empregado de suas preocupações futebolísticas.

Com informações da Super Interessante



Compartilhe
Share on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter